#ficaemcasa

Por que é tão importante ficar em isolamento durante a pandemia do coronavírus?

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pixabay (Divulgação)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o isolamento social tem sido a ação mais eficaz até agora para evitar a transmissão do coronavírus no mundo. Por isso, é tão importante que o maior número de pessoas, principalmente aquelas que façam parte do grupo de risco, permaneçam em suas residências e só saiam em caso de urgência. 

VÍDEO: 'não existe alimento milagroso que evite ou trate a Covid-19', alerta nutricionista

- Uma parcela das pessoas que se contaminarem com coronavírus vão ficar graves e vão precisar de leitos de UTI. Quanto maior o número de casos, maior o número de casos graves, ainda mais que ele aumenta muito rapidamente. O sistema de saúde não vai dar conta de tudo e, se não houver prevenção, o número de mortes será muito grande - explica o médico infectologista Reinaldo Ritzel. 

Entretanto, às vezes é impossível não tirar o pé de casa, pois, mesmo com serviços de tele-entrega, ainda é necessário ir até o mercado, farmácias ou outro estabelecimento essencial. Mesmo assim, é preciso obedecer rigorosamente todas as medidas de prevenção, como evitar proximidades com outras pessoas ou estar em aglomerações.

A recomendação da Saúde é que apenas um membro da família saia para fazer esses serviços e, prioritariamente, se não for do grupo de risco. Segundo Ritzel, ao chegar em casa, deve-se: 

  • higienizar as mãos com álcool gel antes de colocar na porta
  • ao entrar, tirar o calçado e colocar em lugar arejado
  • tirar a roupa e colocar para lavar com água e sabão
  • preferencialmente, tomar banho
  • colocar uma roupa e calçados limpos

Os objetos, como chaves, carteiras e celulares também devem ser esterilizados com álcool - pode ser líquido. A dica do médico é que no caso de celulares, não se use capinha, e o enrole em papel filme para poder higienizá-lo com álcool gel constantemente sem correr o risco de estragar o aparelho. 

Coronavírus: Leite anuncia mais 216 leitos de UTI para o Estado

Quem estivem no isolamento domiciliar com sintomas do coronavírus deve redobrar o cuidado. Segundo a OMS, o paciente deve usar banheiro próprio e ficar em quarto específico. As pessoas que tiverem contato com o paciente devem usar máscaras e lavar as mãos após qualquer contato. 

- A máscara não deve ser usada indiscriminadamente. Não existe nenhum estudo que comprove que ela é eficaz para não se contaminar, inclusive ela pode transmitir uma falsa sensação de proteção. Quem deve usar são pessoas que tiverem contato com pacientes doentes ou os pacientes doentes caso precisem sair de casa - completa Ritzel. 

Mesmo com todas as recomendações, o Centro de Santa Maria registrou grande movimento de pessoas nesta quinta e sexta-feira. O número de idosos, principalmente, chamava a atenção no Calçadão Salvador Isaia. 

Como medida preventiva, na última quinta-feira o prefeito Jorge Pozzobom publicou um novo decreto municipal para que todos os serviços considerados não essenciais, como lojas, a fechem as portas por 15 dias, justamente para diminuir a circulação de pessoas na cidade. Além disso, nesta sexta, mais de 40 bancos que ficam no calçadão e na Praça Saldanha Marinho foram retirados, porque as pessoas ainda permaneciam em aglomerações sentadas nos bancos e ao redor deles. Um carro da Guarda Municipal com um megafone percorreu diversos pontos centrais da cidade para orientar a todos que se resguardem em casa. 

Os cemitérios municipais também estarão fechados pelos próximos 15 dias para atendimento ao público e visitação. Haverá autorização, somente, desde que mediante agendamento, para sepultamentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: com ruas vazias, policiais pedem para população ficar em casa Anterior

VÍDEO: com ruas vazias, policiais pedem para população ficar em casa

Próximo

'Eu não tenho como me proteger do vírus', conta morador em situação de rua

Saúde